Oportunidades a nossa volta

Muito falamos sobre aproveitar as oportunidades, sobre a raridade com que elas se apresentam, mas pouco questionamos o nosso poder de enxergar essas oportunidades. Será que sabemos aproveitar todas as ferramentas e contatos que temos ao nosso alcance?
O assunto de hoje é bem específico, o poder de um Convention and Visitors Bureau, mas é a partir deste exemplo que podemos levar para o nosso dia-a-dia os ensinamentos para aprender a aproveitar todas as ferramentas que temos ao alcance de nossas mãos.


Um Convention and Visitors Bureau, ou CVB, como será denominado daqui para frente, é uma organização, quase sempre sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é desenvolver economicamente a região na qual está instalado, através do investimento público e privado de seus mantenedores. Mas como se dá esse start para o desenvolvimento da região? Pois bem, são muitas as frentes com as quais um CVB trabalha, e também com as quais as pessoas acham que um CVB trabalha, como por exemplo central de informações turísticas, instituição de capacitação de treinamento, agência de viagens, entre outras.
Historicamente, os CVB´s surgiram com a função de fomentar e organizar feiras, congressos e eventos para um público cada vez mais profissionalizado e necessitado de profissionalização para realizar seus treinamentos, reuniões, etc. Na atualidade os CVB´s realizam muito mais do que apenas as funções para as quais eles foram criados, mas o dado mais importante é: são instituições que criam muitas oportunidades para quem as enxergar e souber aproveitar.


Suas funções primordiais são: captação e criação de eventos; promoção e divulgação dos destinos turísticos de negócios, lazer, religião, aventura, LGBT, ferroviário, bem-estar, entre muitos outros; e ser agente promotor do desenvolvimento sustentável dos municípios/cidades que representa.
Unindo a informação histórica, com os dados atuais mais as funções primordiais é criada uma cadeia de possibilidades quase infinita de realizações. Eis aqui as oportunidades! Para ficar ainda mais claro, vou citar alguns exemplos do que é possível realizar fazendo parte de uma associação como um CVB:
•    Realizar transações comerciais com os demais parceiros associados, criando uma vantagem competitiva, seja ela de preço, qualidade ou característica do produto;
•    Fazer compras coletivas para barganhar preço;
•    Conhecer melhor o produto de determinadas empresas e poder indica-los com propriedade;
•    Participar de eventos na região para apresentar e promover o produto, aumentando a demanda pelo mesmo;
•    Participar de feiras e congressos, com menor custo, para apresentar a empresa em outros nichos de mercado;
•    Ser indicada como empresa de qualidade, pela Associação, tendo preferência do consumo no mercado de atuação;


Em resumo a tudo o que foi explanado até aqui, as oportunidades estão a nossa volta, em nossa rede de relacionamento, através das associações e conselhos dos quais fazemos parte, basta olharmos e enxergar quais são elas para poder ESCOLHER qual delas vai aproveitar.

Faça valer as suas oportunidades!

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