Você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar aquele ditado sobre nenhum homem ser uma ilha, ou que uma andorinha sozinha não faz verão, certo? Pois bem, o assunto de hoje é sobre trabalho em equipe, cooperação e colaboração.
Ontem assistimos à um vídeo inspirador, cujo link segue abaixo neste mesmo post, sobre economia criativa. Nele a entrevistada discorre sobre pequenas cidades e suas possibilidades de desenvolvimento, de crescimento e as compara com nosso organismo. Diz ela em determinado trecho que não há, por exemplo, como perguntar você está bem e ouvir uma resposta do tipo, o pulmão está, mas o coração não anda nada bem. São interligados, não existe como um estar bem e outro não, se apenas um órgão não estiver de acordo, todos os outros trabalharão e enviarão forças para que ele se recupere, afinal a sobrevivência dele é vital para a sobrevivência de todos os outros.
Vídeo Economia Criativa da Isto É Dinheiro
O mesmo acontece com os empresários de uma cidade pequena, interligados por um mesmo segmento econômico, precisam unir-se e criar forças para que o desenvolvimento do segmento seja a força de seus negócios. A isso a palestrante dá o nome de Economia Criativa. E segundo ela, são três os pilares para construir e conservar esse tipo de comportamento: inovações; conexões e cultura.
Dentre os três pilares, destacaremos o assunto ‘conexões’. Para esta Relações Públicas que vos fala, engloba tudo o que os grandes economistas, administradores, empresários vêm falando ao longo de suas vitoriosas carreiras: network e/ou rede de relacionamentos! As melhores oportunidades são apresentadas por pessoas que fazem parte do seu ciclo de negócio, do seu círculo de amigos, dos empresários e empreendedores que fazem parte da mesma associação que você, ou seja, a valorização das suas conexões e a solução para um caminho de oportunidades, novos conhecimentos e sucesso.
Entender e valorizar o nicho ao qual você pertence é o caminho mais óbvio, prático e seguro para o bom andamento de seu negócio. Até mesmo o aprendizado em áreas que são pontos fracos de sua organização se dá melhor em concorrentes de negócios que sejam parceiros em associações, pois a experiência de um sempre contribui com a experiência do outro. Contar com pessoas e incluí-las em seu dia-a-dia de atuação é a certeza de menos problemas, mais indicações e relacionamento de confiança. É apenas uma questão de atitude.